O especialista Luiz Henrique Ceotto falará sobre a indústria 4.0 e o futuro da construção

 

Nos dias 25, 26 e 27 de setembro, Juiz de Fora recebe a 15ª edição do maior evento unificado da cadeia produtiva do setor de Construção Civil e Pesada em Minas Gerais, o Minascon, que será realizado no Trade Hotel e tem como tema-chave “Novas tecnologias e a reinvenção da indústria”. A abertura do evento ocorre nesta terça-feira (25), a partir das 19h, com a palestra “A indústria 4.0 e o futuro da construção”, que será ministrada pelo professor da Universidade Federal de São Carlos e professor na Escola Politécnica da USP, Luiz Henrique Ceotto. As inscrições para a ação devem ser realizadas no site do Minascon.

O especialista abordará temas importantes para a construção, como o atual quadro comparativo do setor com outros setores industriais brasileiros, além de reflexões sobre como inovação, tecnologia, mudanças no ambiente de negócios brasileiro e a urgente formação de líderes no setor podem influenciar positivamente a competitividade do setor construtivo.

“Erroneamente, pensamos que nosso país não possui tecnologia de ponta na construção e não está inserido no contexto da inovação ou indústria 4.0, por exemplo. O problema é justamente oposto, temos acesso a essas tecnologias, mas não estamos culturalmente preparados para usufruir de todas elas da melhor forma”, aponta Ceotto. Ele ainda completa: “temos um quadro de empresas que mal passaram da indústria 1.0 e querem saltar para a 4.0 sem preparação e é isso que queremos demonstrar fazendo um paralelo com outros setores, principalmente o automotivo”, finaliza.

Engenheiro, Luiz Henrique Ceotto dirige a empresa de consultoria em produtividade TECNOENG Consultoria Empresarial Ltda e a startup Urbic_Inc., especializada em construções habitacionais industrializadas. Foi responsável por todas as atividades de projeto e construção no Brasil pela Tishman Speyer Properties, até março de 2017.

Antes de ingressar na Tishman Speyer, passou mais de 20 anos liderando as atividades de construção e de desenvolvimento tecnológico da Encol S/A e na Construtora Inpar. Na área acadêmica, ministrou cursos no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos e é professor visitante da Faculdade Politécnica da Universidade de São Paulo. Publicou vários artigos e dois livros, sendo um sobre produção de fachadas e outro sobre custos. É formado em Engenharia Civil na Universidade de Brasília, possui mestrado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos USP e Executive Certificate in Strategy and Innovation – Sloan School of Management, no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

 

Mais informações no site: www.minascon.com.br

*Esse material foi produzido pela agência Sebrae de Notícias e replicado pela Comunicação do GDI.