Ações do Sebrae Minas pretendem aproximar as micro e pequenas empresas dos grandes mercados das compras públicas

 

De 24 a 26 de outubro, Juiz de Fora recebe a Rodada de Negócios e o Fomenta Minas, encontros de oportunidades promovidos pelo Sebrae Minas e voltados para Micro e Pequenas Empresas (MPEs) da Zona da Mata e Vertentes. No Fomenta Minas, os empresários terão a oportunidade de fazer contato com compradores governamentais, grandes compradores da administração pública direta e indireta e empresas estatais. Já a Rodada de Negócios vai reunir grandes empresas privadas para negociar com as MPEs, tudo em um só espaço. As ações ocorrem no Gran Victory Hotel e as inscrições gratuitas devem ser feitas no site da Sympla.

 

O Fomenta Minas tem como principais objetivos: criar condições para a ampliação da participação das MPEs no volume de compras dos governos federal, estaduais e municipais e suas estatais; promover a capacitação das MPEs e dos gestores públicos para conhecimento sobre os principais instrumentos jurídicos e operacionais que propiciem seu acesso ao mercado das compras governamentais; disseminar boas práticas e fornecer subsídios técnicos e jurídicos que assegurem o tratamento diferenciados às microempresas e empresas de pequeno porte, previsto na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas; divulgar amplamente os procedimento, especificações e exigências dos grandes compradores públicos, das esferas federal, estadual e municipal, para suas aquisições de bens, serviços e obras, focando nos setores com forte participação das MPEs, sobretudo pequenos negócios ligados aos setores e projetos coletivos prioritários do Sistema Sebrae; sensibilizar os grandes compradores públicos para a sua responsabilidade como indutores e promotores do desenvolvimento local; e aproximar  as micro e pequenas empresas dos grandes mercados das compras públicas, para que sejam estimuladas a fornecer para as instituições públicas, constituindo, assim, mais uma fonte de faturamento.

 

Entre os destaques, estão as palestras do comentarista político da Globo News e repórter especial de política do Jornal das Dez,  Gerson Camarotti; do âncora do Jornal da Band, na BandNews FM, e colunista da IstoÉ, Ricardo Boechat;  e do doutor em sociologia das relações internacionais e diplomata, Marcos Troyjo. O Fomenta também vai trazer nomes importantes como a professora, escritora e mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, Maria Flávia Bastos; o ex-presidente do Sebrae Nacional e ex-ministro do Turismo, Luiz Barretto; o jornalista, consultor e palestrante em gestão pública, cultura e cultura cidadã, Jorge Melguizo; e o engenheiro e ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros.

 

No dia 24, ocorre a Rodada de Negócios, a partir das 14h. Já no dia 25, também às 14h, acontece a abertura oficial do evento, com a palestra Perspectivas políticas do Brasil e os impactos nos negócios, com Gerson Camarotti. No mesmo dia, às 17h15, o conselheiro do programa O Aprendiz, Cláudio Forner, irá ministrar o painel Cidade Empreendedora. No dia 26, é a vez de Ricardo Boechat falar sobre Os desafios das organizações do século XXI, às 9h, e para encerrar o evento, às 19h, Marcos Trojyo irá ministrar a palestra A nova era do talento, economia em rede e inovação.

 

O Fomenta Minas conta ainda com diversas oficinas, palestras e painéis; além do Encontro do Tribunal de Contas do Estado, do Encontro Regional de Agentes de Desenvolvimento e doEspaço Sebrae Lab, ambiente dedicado à inovação e à criação, que terá como palestrante o gerente de produtos da Coinbr, Anderson Silveira, que irá discorrer sobre “Blockchain e criptomoedas: tecnologia e sua aplicação na modelagem de negócios”.

 

Rodada de Negócios e Fomenta Minas

Data: 24, 25 e 26 de outubro de 2017

Local: Gran Victory Hotel (Av. Presidente Itamar Franco, 3800, Cascatinha)

Informações: 0800 570 0800 / www.sebraemg.com.br

Inscrições: https://www.sympla.com.br/25-e-26-de-outubro—fomenta-minas-2017—regional-zona-da-mata-e-vertentes__197586

 

Este material foi produzido pela Agência Sebrae de Notícias e reproduzido pelo Núcleo de Comunicação do GDI-Mata.