Nos dias 14 e 15 de julho e 04 e 05 de agosto, o Sebrae Minas promove o Curso de aprendizagem vivencial para educadores, que tem como objetivo capacitar professores na aplicação do Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV), uma ferramenta de ensino que integra o programa de Educação Empreendedora do Sebrae. As atividades ocorrem na sede do Sebrae Minas, na Avenida Olegário Maciel, 436, Santa Helena, em Juiz de Fora, e as inscrições gratuitas devem ser feitas pelos telefones (32) 3257-4708 / 4709 ou 0800 570 0800.

O curso é voltado para educadores dos níveis de ensino fundamental, médio, técnico e superior. A intenção é levar aos professores ferramentas que os possibilite identificar oportunidades para a geração de um ambiente favorável à cultura empreendedora e ao desenvolvimento do ecossistema empreendedor na instituição de ensino. “Queremos compartilhar a metodologia com o educador para auxiliá-lo na prática educacional que privilegie a transmissão dinâmica desse conhecimento e a crítica de dados e informações, estimulando reflexões e a aplicação desses saberes.”, destaca a analista do Sebrae Minas, Daniela Mendonça. 

Dentre os conteúdos abordados no curso, encontram-se: atividades vivenciais e ciclo de aprendizagem vivencial; a importância das estratégias educacionais vivenciais na educação empreendedora; o uso de estratégias vivenciais em diversas situações de ensino; a postura de facilitador na ação do docente; o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem que favoreçam a educação empreendedora; a reflexão sobre o desenvolvimento do ecossistema empreendedor; e a estruturação de estratégias educacionais vivenciais.