Representantes do GT Indústria, do Grupo de Desenvolvimento e Inovação na Mata Mineira (GDI Mata), estiveram na última quinta-feira, 1º, na fábrica da Mercedes-Benz, em Juiz de Fora, para a apresentação do Grupo e suas ações. Na ocasião, profissionais da empresa que trabalham em contato com fornecedores externos – gerentes, executivos, engenheiros, planejadores e analistas – conheceram a plataforma de negócios e inovação lançada no último mês e poderão elencar demandas da empresa, favorecendo a simetria de informações entre o setor produtivo e os centros de geração de conhecimento, tecnologia e inovação.

“O trabalho proposto busca o desenvolvimento da cidade e da região. Temos que pensar na cidade que queremos. Somos exportadores de mão de obra de qualidade. Temos aqui grandes escolas, uma universidade federal e faculdades particulares que se destacam por sua importância, e buscamos colocar à disposição do mercado, das empresas, todo o conhecimento ali gerado. Hoje, o grupo possui mais de 20 entidades participantes e é aberto a quem quiser contribuir”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda, João de Matos.

O diretor de Inovação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professor Ignácio Delgado, falou sobre os objetivos do grupo e apresentou a plataforma on-line GDI Mata, que, corroborando as ações propostas, “permitirá a colaboração continuada das instituições de ensino e pesquisa com o poder público, entidades e setores empresariais.”

Essa foi a primeira reunião realizada pelo grupo temático em empresa do setor metal-mecânico. “A visita pretende sensibilizar a empresa para que faça um levantamento de suas demandas, a fim de que possamos capacitar fornecedores da cidade e região e esses, daqui a dois ou três anos, tenham capacidade de fornecer boa parte dos insumos de grandes empresas, não só a Mercedes-Benz, mas outras, como a M. Dias Branco, que irá se instalar na cidade. Em todos os lugares em que a academia se aproximou do meio produtivo tivemos retornos interessantes. Aqui não será diferente”, avaliou Jackson Fernandes, coordenador de projetos da Sdeer, da Prefeitura de Juiz de Fora.

A reunião contou com a presença do gerente de Infraestrutura e Facilidades da Mercedes, Carlos Ksyvickis; do gerente de Relações Governamentais e Institucionais da empresa, Sérgio Kacas, que veio de São Paulo especialmente para receber os integrantes do GDI-Mata; e do analista de Manutenção Mecânica da Mercedes, Alfrano Vasconcellos. Integram o grupo temático “Indústria” no Grupo: Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Centro Industrial de Juiz de Fora – Cadeia Produtiva da Indústria.

 

Foto: Prefeitura de Juiz de Fora