As melhores maneiras para obter informações mais precisas e atualizadas para o seu caso são os próprios órgãos de fomento, como BDNES e o BDMG. A FIEMG faz a ligação entre você e estes dois principais agentes de créditos para a inovação, sendo a entidade que detém as informações sobre as linhas de créditos vigentes. Além de conter uma breve explicação sobre as diferentes linhas de crédito, oferece consultoria financeira de acordo com suas demandas. Conheça nesta seção as entidades que disponibilizam créditos para empreendedores.

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

O BNDES é um banco público, mantido pelo Governo Federal, cujo objetivo é financiar de longo prazo a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, de âmbito social, regional e ambiental.

Apoia empreendedores de todos os portes, inclusive pessoas físicas, na realização de seus planos de modernização, de expansão e na concretização de novos negócios, tendo sempre em vista o potencial de geração de empregos, renda e de inclusão social para o País.

Oferece condições especiais para micro, pequenas e médias empresas, aquelas que faturam anualmente até R$ 90 milhões, assim como linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano.

Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais

O BDMG atua como agente financeiro do Estado de Minas Gerais no apoio a projetos de investimento do setor público municipal e de empresas privadas, de todos os portes e dos mais diversos segmentos de negócios.

O Banco investe também em fundos de investimentos em inovação e sustentabilidade, participação acionária em empreendimentos por meio da subsidiária BDMGTEC, e na estruturação de projetos de concessão e parcerias público-privadas (PPPs) na área de infraestrutura.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.

Criado em 1951, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.

Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) é a agência de indução e fomento à pesquisa e à inovação científica e tecnológica do Estado de Minas Gerais. Compete à Fundação apoiar projetos de natureza científica, tecnológica e de inovação, de instituições ou de pesquisadores individuais, que sejam considerados relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Estado.

Financiadora de Estudos e Projetos

A Finep busca promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. Atua em toda a cadeia da inovação, com foco em ações estratégicas, estruturantes e de impacto para o desenvolvimento sustentável do Brasil.