O Sebrae Minas promove, no dia 20 de maio, das 10h às 16h30, a primeira edição do Startup Day em Juiz de Fora. O evento é coordenado pelo Sebrae, simultaneamente em todo o Brasil, e será realizado no Premier Park Hotel (Av. Deusdedith Salgado, 1805 – Teixeiras). O objetivo é fomentar o ecossistema de inovação e apresentar casos de sucesso que inspirem os empreendedores. As inscrições gratuitas devem ser feitas no site do Sebrae Minas e o evento

Durante a maratona de sete horas de aprendizado e prática, os participantes irão mergulhar no universo da inovação. As ações são voltadas para startups em todos os estágios de maturidade. A construção do evento é feita de forma colaborativa, privilegiando sempre as demandas e necessidades do ecossistema local.

“O evento é uma forma de incentivo para o desenvolvimento de startups na região. Os empreendedores vão participar de palestras, debates, encontros e atividades práticas como workshops, oficinas e treinamentos”, destaca a analista do Sebrae Minas Daniela Mendonça. Haverá, ainda, o lançamento do Programa Go Minas – Aceleração de Startups em Juiz de Fora, através do Sebraetec, instrumento do Sebrae que permite às empresas de qualquer setor econômico o acesso subsidiado a serviços em inovação e tecnologia, visando à melhoria de processos e produtos e/ou à introdução de inovações nas empresas e mercados.

“Teremos, também, um espaço para as startups locais divulgarem seus serviços e ofereceremos a oportunidade de conectar profissionais que querem trabalhar em startups com os principais atores do ecossistema de inovação”, ressalta Daniela.

 

Conheça os palestrantes

Leonardo L’Hotellier: formado em Engenharia da Computação pelo IME (Instituto Militar de Engenharia) e pós-graduado em Finanças pela COPPEAD, Eduardo L’Hotellier começou sua carreira na área de consultoria estratégica e gestão financeira. É CEO e fundador da GetNinjas, empresa premiada pela The Next Web, Microsoft, Startup Farm, entre outras.

Matt Montenegro: CEO do Barba Ruiva, que funciona como um guarda-chuvas para o Beved, um mercado livre de cursos online;  e criador do AIO, um YouTube corporativo para base de conhecimento, comunicação interna e mini treinamentos para empresas. É formado em Comunicação Social (Publicidade) na Newton Paiva, pós-graduado em Design de Interação na PUC e especialista em User Experience. É membro ativo do San Pedro Valley, comunidade autogerenciada de startups da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Alexandre Rodrigues: CEO e fundador da Evnts, plataforma tecnológica de reserva de hotéis para eventos e grupos. É formado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Antes de fundar sua startup, trabalhou na OFEX, empresa de organização de eventos.

 

Startups em Minas

Minas Gerais é o segundo estado brasileiro em número de startups, atrás apenas de São Paulo. São 365 startups, algo em torno de 9% do total nacional. Segundo o presidente da ABStartups, Amure Pinho, estima-se que 25% das startups brasileiras morrem. “Uma em cada quatro não sobrevive, o que é considerado razoável em se tratando de um segmento que lida com as incertezas”. Para ele, esse cenário se justifica pelo fato de as startups criarem soluções inovadoras, muitas vezes à frente das próprias demandas do mercado. “Os empreendedores de startups são desbravadores, vão onde ninguém ousou ir”, pontua.

 

Este material foi produzido pela Agência Sebrae de Notícias e reproduzido com contribuições do Núcleo de Comunicação do GDI-Mata.