Um bate papo entre profissionais de destaque no mercado de startups da região de Juiz de Fora encerrou a 1ª Conferência de Inovação e Desenvolvimento para a Zona da Mata Mineira (Conide). Durante dois dias, a primeira edição do evento reuniu e aproximou.  diversos representantes do mundo empresarial, acadêmico e órgãos públicos. O painel “Startups e Tecnologia” reuniu os especialistas Tiago Gouvea, Nicolas Giffoni, Felipe Mariani (Fundepar) e Gian Menezes (Qrânio).

Um dos participantes foi o angolano Ramiro Antônio Hebor, 42, que está de férias no Brasil e aproveitou a oportunidade para conferir o evento. Hebor elogiou a dinâmica da Conide composta por espaços interativos, stands, apresentações de trabalhos científicos, palestras e sessões paralelas com cases de sucesso na região.

Questionado sobre o que aprendeu na conferência, o angolano, que também é professor e gestor de uma livraria, afirma que a maneira peculiar de estimular a inovação, muito comum no ambiente das startups, é o que mais se destacou: “Nem tudo aquilo que o aluno aprende [no ambiente acadêmico], é o que ele vai desenvolver. É importante dar liberdade para as ideias para, assim, pensar melhor” e completa: “vou levar isso para Angola para desenvolver com meus alunos e meu dia a dia”.

Organizado pelo Grupo de Trabalho Desenvolvimento e Inovação na Mata Mineira (GDI Mata), a Conide surge como uma excelente possibilidade de comunicação entre as instâncias que compõem o ecossistema empreendedor da Mata mineira. Possibilita, principalmente, que as organizações discutam diversas visões sobre fortalecimento econômico e social da região.

O Diretor de Inovação da UFJF, Ignacio Godinho Delgado, acredita que iniciativas como a Conide criam um diálogo entre os agentes do empreendedorismo e têm um impacto direto para a região: “Se não for este o caminho, nós não teremos como colocar de novo Juiz de Fora e a Zona da Mata mineira no radar da economia nacional”, declara.

Confira a entrevista com Ignácio https://www.youtube.com/watch?v=xQYATuEbWJc&t=8s

Confira fotos do evento https://www.flickr.com/photos/gdimata/albums/72157684450774602

 

Sobre o GDI Mata

A Conide é resultado de uma parceria entre diversos setores da sociedade, associadas no Grupo de Trabalho Desenvolvimento e Inovação na Mata Mineira (GDI Mata). O GDI Mata compreende a união de diversas entidades, instituições e organizações representativas que tem o objetivo comum de estabelecer um novo horizonte na evolução econômica e social para Juiz de Fora e região, focando principalmente nas áreas de destaque da economia local, como agronegócio, comércio, indústria, serviços e turismo.