O “3° Meet-up GDI Mata: Como economizar energia elétrica na sua empresa” reuniu empresários de diversos setores para mais um encontro da série de eventos voltados para  empreendedorismo do GDI. O meet-up ocorreu na última quarta-feira (19), no restaurante Pimenta, Picanha e Pinga.

O facilitador da ação foi o professor doutor em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Fabrício Campos, que trouxe dicas e debateu com os participantes as melhores formas de se obter uma eficiência energética de até 50% nas empresas.

Segundo ele, “existe uma necessidade grande no mercado de certa forma entender como funciona a parte de cobrança e tarifação da energia elétrica e efetivamente você vê mudanças e resultados nessa redução.” Em sua apresentação ele deu destaque para as fontes de geração de energia, a forma que a concessionária cobra essa geração e as chamadas energias ativa e reativa. Entre outros processos, ele mostrou como reduzir essa energia reativa, pois de acordo com Fabrício, “a energia ativa é a que de fato produz alguma coisa, mas a reativa é a que sobra, você está pagando mas talvez não está produzindo”. O professor tmabém forneceu a possibilidade de realização de um diagnóstico de eficiência energética para as empresas e já foram firmadas cerca de 3 parcerias.

O próximo meet-up está previsto para acontecer no dia 9 de Outubro e será voltado para finanças. Mais informações em breve pelos meios de comunicação do GDI.